Make your own free website on Tripod.com

 Cultura Oriental

home

 

 

Religião

 

 

  A religião chinesa não é única, é constituída de muitas filosofias e religiões diferentes. O confucionismo é o mais conhecido. Além do budismo, o islamismo, o catolicismo,  protestantismo, taoísmo, o chamanismo e a religião dongba.

  Budismo: O budismo penetrou na China no início da era Cristã, entre os séculos V e VI, pelo imperador han Ming-Ti. Este teve um sonho no qual viu um ser alado dourado, que foi interpretado como uma visão do Buda. O budismo é baseado nas escrituras e na tradição iniciada por Siddhartha Gautama (563-483 a.C.), o Buda. Surgiu na Índia e agora é encontrado em quase todos os países do mundo e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.

   Ele consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e a dor  e atingir o estado total de paz e plenitude por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. A doutrina Buda é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda:

1 A inesistência da dor:

2 A origem da dor é o amor e o afeto

3 O fim da dor

4 A quarta verdade, que consiste em que a superação da dor só é alcançada com 8 passos, que envolvem a compreensão, pensamento, linguagem, comportamento, modo de vida, esforço, desígnio e meditação.

Esses são os 5 mandamentos budas:

  proibição de matar

  proibição de roubar

  proibição de ter relações sexuais ilícitas

  proibição do falso testemunho

  proibição do uso de drogas e álcool

 

  Taoísmo: Foi Criado na China, é atribuído aos ensinamentos de Lao Tse e se formou no séc. II. Muitos fatos sobre a vida de Lao Tse são mistérios, um deles é que ele já nasceu velho. O livro sagrado do taoísmo é o Tao te Ching “Caminho e Princípios Morais” que tem aproximadamente  25 páginas, com 5 500 palavras.

O credo do Taoísmo é: “Sujeite-se ao efeito, e não busque descobrir a natureza da causa.” A doutrina do Taoísmo é conhecida como as “Três Jóias”, compaixão, moderação e humilhação.

Yin Yang, eles consideram que tudo no mundo é composto pelo Yin Yang, onde o lado positivo é o Yang e o lado negativo o Yin; que é equilibrado pelo invisível Tão. Quando as forças não estão equilibradas, o ritmo da natureza é interrompido com desajustes, resultando em conflitos